Histórico sobre a Criação do Estilo Musical

O Samba é um gênero músical, de raízes africanas no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
O Samba de roda baiano foi uma das bases para o samba carioca.
Em várias partes do país, especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo, o samba como gênero Musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIV.
Em meados do século XIX, a palavra samba definia diferentes tipos de música introduzidas pelos escravos africanos, desde o Maranhão até São Paulo.




O samba carioca provavelmente recebeu muita influência de ritmos da Bahia, com a transferência de grande quantidade de escravos para as plantações de café no Estado do Rio, onde ganhou novos contornos, instrumentos e histórico próprio, de forma tal que, o samba moderno, como gênero musical, surgiu no início do século 20 na cidade do Rio de Janeiro (a capital brasileira de então).

Inicialmente associado ao carnaval e posteriormente adquirindo um lugar próprio no mercado musical. Surgiram muitos compositores como Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô.
Inicialmente criminalizado e visto com preconceito, por suas origens negras, o samba conquistaria o público de classe média também.

0 comentários:

Postar um comentário