Influencias culturais geradas pelo samba na sociedade

O samba, esse ritmo de origem negra, deixou influencias culturais no Brasil; Algumas delas são: Capoeira, Candomblé e principalmente o Carnaval (Carioca), ou melhor dizendo, o Carnaval Brasileiro;

Capoeira - A capoeira é uma dança de luta, ritualizada e estilizada, que tem sua própria música e é praticada principalmente na cidade de Salvador, estado da Bahia. É uma das expressões características da dança e das artes marciais brasileiras. Evoluiu a partir de um estilo de luta originário de Angola.






Candomblé - Festa religiosa dos negros jeje-nagôs na Bahia, mantida pelos seus descendentes e mestiços, é um culto africano introduzido no Brasil pelos escravos. Algumas de suas divindades são: Xangô, Oxum, Oxumaré e Iemanjá, representando esta, por si só, um verdadeiro culto.As cerimônias religiosas do Candomblé, são realizadas de um modo geral em terreiros, que são locais especialmente destinados para esse fim, e recebem os seguintes nomes: Macumba no Rio de Janeiro, Xangô em Alagoas e Pernambuco.

Carnaval Brasileiro - Em pouco tempo as influências mútuas se fazem notar através da adoção pelo carnaval popular, das fantasias e da organização características da folia burguesa. As sociedades carnavalescas por sua vez, passaram a incorporar boa parte dos ritmos e sonoridades típicos das brincadeiras populares. Essa espécie de carnaval brasileiro, adapta a letra de suas músicas (samba) que vem de origens Africanas.

3 comentários:

Unknown disse...

seus viadinhos
Célia

Unknown disse...

Que nada sua quenga

Unknown disse...

Muito bom, me ajudou bastante 👍👍👍

Postar um comentário